Homem YANG, Homem YIN
Do ponto de vista das relações e do amor, os homens podem manifestar mais aspectos YANG (solares) ou YIN (lunares). Em outras palavras, há homens que são mais expansivos e brilhantes, e homens que são mais receptivos e introspectivos. A oposição entre o homem yang e o homem yin permite uma melhor compreensão global do processo de desenvolvimento individual.
Não deve ser entendida como um rótulo a colocar em alguém (porque esta polaridade pode evoluir ao longo do tempo), mas sim como um ponto de partida que permite uma melhor compreensão do caminho que cada pessoa tem de percorrer. Yang e Yin não devem ser vistos como simples valores numa escala: menos yang não significa mais yin. Pelo contrário, devem ser vistos como duas dimensões complementares.
Neste artigo, iremos expor o retrato do Homem Yang; em artigos futuros, iremos também abordar o Yin e outros aspectos importantes da autodescoberta, de acordo com o grau de desenvolvimento dessas duas energias complementares: solar-lunar dentro do ser masculino.
► É forte.
► Não tem problemas de ereção ou ejaculação precoce.
► Sente-se confortável na sua polaridade masculina, feliz e confiante como homem.
► Ama as mulheres, e estas sentem nele essa força viril que as atrai.
► É determinado e corajoso.
► Sabe tomar decisões e age com determinação.
► A sua vida gira em torno de um projeto, de uma paixão.
► Se é jovem, vive a vida plenamente.
► Se é mais velho, gosta de orientar os outros.
► Gosta frequentemente de conviver com outros homens, praticar desportos de equipa e competir virilmente.
► Mais aventureiro, sente-se atraído por explorar e aventurar-se sozinho em terras áridas, montanhas ou oceanos.
► Mais calmo, passa o seu tempo a jardinagem ou a fazer bricolage, adorando criar algo com as suas próprias mãos.
► É muito criativo quando se trata de coisas físicas ou de ações no plano físico.
► É mais uma pessoa ativa do que contemplativa, mais um organizador do que um artista.
► Adora artes marciais pela força e pelo prazer de lutar, pela energia que corre nas suas veias.
► No amor, é ardente e forte, mas como está muito focado no seu próprio prazer, tende a ver as mulheres como objetos, sem sequer se aperceber, o que obviamente não agrada às mulheres, mesmo que estas se sintam atraídas pela sua força.
► Às vezes, vê nas mulheres apenas "presas", instrumentos para a satisfação do seu próprio prazer, provando assim a sua virilidade, o que dificulta entrar numa relação genuína.
De facto, cada homem possui também um aspeto yin latente. O recetivo prefere permanecer neste mundo de funcionamento repetitivo e instintivo, sem despertar a consciência que permite atingir o estado de unidade. A abordagem tântrica é muito benéfica para o homem yang, se ele conseguir abrir-se à relação de amor autêntico. O homem yang está geralmente satisfeito com o seu estado atual. Deseja a mulher, faz-lhe sentir isso, e se ela consentir, ele fica satisfeito. Se ele sabe conquistar através da sua confiança e força, por que haveria de se dar ao trabalho de mudar o seu comportamento?
Normalmente, só embarcamos no caminho da transformação quando há sofrimento. Mas e se não houver sofrimento? No comportamento destes homens, há por vezes um lado um bocadinho bruto. Dizem: "Gosto muito de mulheres porque adoro fazer amor". A ideia de fazer amor é inatacável, vista como uma forma de alcançar orgasmos, mas há o risco de perder a conexão, a abertura, o êxtase, a unidade. Felizmente, muitas vezes é a namorada do homem yang que procura transformá-lo. Por vezes, de uma forma estranha, é ela que gostaria que ele se abrisse à relação, que abdicasse um pouco do futebol, dos carros e dos amigos, que se envolvesse mais na relação deles, para que juntos possam criar esse espaço tão importante onde podem se encontrar. Mas não é fácil, pois nada assusta mais este homem do que o aspeto feminino. Ela desenvolveu-se através da sua força, saindo do seu ambiente materno para enfrentar o mundo com sucesso e entregar-se ao exterior.
Para navegar com sucesso no mundo e dar o seu melhor através da ação. Por que iria ele para este espaço estranho e um tanto preocupante? Há algo no seu íntimo que o retém, um medo profundo de que ao abrir-se ao feminino possa perder a sua virilidade, deixando de ser "homem". Mas a vida reserva caminhos imprevisíveis, e o milagre acontece com um encontro, um sentimento de falta, uma vaga sensação de que há algo mais, e vemos este homem abrir-se, libertar-se pouco a pouco da concha que o limita.
Temos então a sensação de estar a assistir ao nascimento de uma borboleta que emerge da sua crisálida, como uma nascente seca que recomeça a fluir. De repente, a força fecunda do Yang faz sentido.
Ao unir-se ao seu yin interior, ao feminino inconsciente, ao abrir-se à mulher e à sensualidade, é como se a vida dentro dele se animasse e lhe desse um novo brilho. O poder encontra o amor, a força descobre a compaixão. Nasce um novo ser. Neste processo de objetivação e desenvolvimento do amante tântrico, a autêntica massagem iniciática realizada na Lila Massage no Porto ajuda enormemente o homem a tomar consciência desta natureza interior da alma e a descobrir simultaneamente a sua masculinidade elevada e consciente. Continuaremos o retrato do Homem Yin e yang no próximo artigo, fica atento!