Eros de uma perspectiva tântrica

Eros de uma perspectiva tântrica

Eros é definido como uma força universal, um motor ou veículo que faz com que todas as coisas se esforcem por atingir a perfeição. É um desejo da alma que nos ajuda a recordar o que é perfeitamente belo e, esforçando-nos por isso, ganhamos acesso à Verdade. Esta visão sobre Eros é partilhada pelos tântricos, que utilizam esta energia de Eros para acelerar o caminho espiritual em direcção à completa liberdade interior.

Hoje em dia, perdemos esta compreensão profunda, definição clara e perspectiva elevada sobre Eros; os termos Eros e Erotismo ganharam um significado completamente diferente. Normalmente são utilizados como sinónimo do termo sexualidade e são utilizados para apontar todos os tipos de experiências, desde as mais refinadas e sublimes até às mais grandiosas e complexas. Enquanto nos tempos antigos Eros estava directamente ligado à espiritualidade, o mundo religioso hoje em dia levantaria uma sobrancelha quando ouvia tântricos chamar Eros divino.

O que aconteceu ao Eros como a fonte pura e santa do deleite doce? E qual é exactamente a diferença entre o Eros e a Sexualidade?

 

Puro Eros versus energia sexual

 

A visão tântrica sobre a criação distingue duas forças criativas fundamentais às quais todos temos acesso. Uma das forças criadoras é a força a que chamamos sexual. O objectivo desta força é procriar todas as espécies, tanto humanas como animais, para a preservação de todos nós. É uma força instintiva que tem um sentido descendente, pois ela condensa a energia mais elevada e divina do mundo, na criação ou manifestação. É uma energia manifestante que se move da mais abstracta, universal e indiferenciada, em direcção à mais densa, formada e individualizada. É um impulso instintivo que tem um sabor egoísta e inferior.

A segunda força criativa, é a energia erótica, que é uma força edificante, a chamada energia libertadora. Ela move-se na direcção oposta: da mais contraída, diferenciada e manifestada para a mais libertada, expandida e livre. Utilizamos este tipo de energia criativa, por exemplo, quando criamos poesia inspirada, grandes obras científicas, ou podemos usá-la quando fazemos amor. É uma energia pura e refinada que nos eleva e tem um sabor sublime.

No Centro de Massagens Tântricas Lila, em Vila Nova de Gaia, oferecemos a oportunidade para sentir o poder da segunda força criativa, do puro eros, e dos efeitos profundos que tem na alma quando entramos em contacto com ela.

Podemos reconhecer a energia sexual criativa na nossa vida diária, quando começamos a sentir-nos pesados, tensos, orientados para objectivos, cansados, contraídos, em contacto com frustrações, vergonha, culpa, impurezas, desejos egoístas, cheios de medos e preocupações. Podemos reconhecer a energia erótica criativa na nossa vida quotidiana quando nos sentimos leves, livres, ligados, felizes, realizados, abertos, vivos, espontâneos, lúdicos e expansivos.

 

Dois pontos negativos de energia sexual

 

Uma vez que a maioria das pessoas não conhece esta diferença entre sexo e Eros, é muito comum que os dois sejam utilizados de uma forma mista. As pessoas podem ter vislumbres de eros e, ao mesmo tempo, ter alguns comportamentos sexuais e tudo se torna uma mistura difícil de resolver. Ainda que a energia sexual tenha o seu propósito na criação e não seja, portanto, negativa como tal, pode contudo ter alguns efeitos indesejáveis na nossa relação de casal, na nossa vida amorosa, e na sensualidade quando nos envolvemos nela e a misturamos com energia erótica e amor.

Um problema da energia sexual é que ela é uma força cegante. É uma energia que brota do ego ou da personalidade e faz-nos sentir como se usássemos algum tipo de venda nos olhos. Está muito concentrada no seu próprio desejo, e gera uma sensação instintiva de apenas ir para aquilo que se quer. É o impulso de um desejo cegante orientado para o objectivo. Para chegar a essa realização sexual por que anseia desesperadamente, faz com que ceda a uma experiência específica que pode até fazê-lo perder toda a racionalidade e senso comum. A realização de tais experiências é de natureza temporária, geralmente gerando apenas mais desejos, escravizando-nos gradualmente.

Outro problema com a energia sexual é que ela tem uma inclinação para ampliar todas as tendências negativas que temos em relação à sexualidade e às relações de casal. Por conseguinte, quando nos envolvemos na energia sexual, normalmente aumentamos os sentimentos de apego, frustrações, possessividade, sentimento de dependência de alguém, ciúmes, sentimento de abandono sem qualquer razão real, etc. Isto faz-nos acreditar que só esta pessoa pode fazer-me sentir feliz e realizado e a energia pegajosa e pesada da energia sexual prende-nos a eles.

 

Três qualidades do Puro Eros

 

Enquanto que a energia sexual nos cega, a energia erótica desperta-nos. O Eros está fortemente ligado ao amor, com o amor apaixonado, amor, e puro. O amor que é edificante e que nos dá asas para voa. Um exemplo em que todos nós experimentamos a força ardente do despertar do eros é, portanto, quando nos apaixonamos. Em tais momentos, simplesmente olhar nos olhos e tocar as mãos do outro dá-nos tantas emoções, inspirações e compreensões sobre o outro e sobre a vida. Eros faz-nos acordar, sentirmo-nos vivos, e compreender melhor o mundo que nos rodeia; olhar para ele com os olhos frescos de um recém-nascido.

Na massagem tântrica que oferecemos quando os nossos convidados saem, eles estão muitas vezes cheios de inspirações e aspirações pois receberam um impulso de despertar, uma vez que Eros tem este poder de inspiração e aspiração de ir e realizar os seus sonhos na sua vida.

Uma segunda qualidade de Eros é que traz realização instantânea e duradoura. Ao contrário da energia sexual, que procura sempre mais, Eros cria uma realização intensa e instantânea a partir dos mais ínfimos gestos e acções. Irá sentir-se preenchido e completo. As coisas mais pequenas podem fazer o nosso coração transbordar e o nosso rosto brilhar com um brilho da luz do amor. Um momento de olhar do outro lado da sala pode ser tão profundamente realizador que não se precisa mais de sentir que se caminha sobre as nuvens durante horas depois de se partir. Liberta-o de qualquer objectivo, qualquer desejo, ou qualquer expectativa.

Em terceiro lugar, Eros tem também um efeito profundamente curativo, desde problemas físicos, emocionais, mentais a traumas sexuais ou emocionais, e em termos de reavivamento e cura de questões de relacionamento. Ajuda a desbloquear energias, ajuda em bloqueios sexuais (frigidez, ejaculação precoce, etc) e ajuda ao despertar da sensualidade, espontaneidade, desinibição e abertura afectiva.

 

Puro Eros une-nos com o divino

 

Quando distinguimos o Eros do Sexo e aprendemos a dominar puramente a energia criativa do Eros, podemos experimentar o Puro Eros. Uma vez cultivado o puro eros na sua vida, o mundo que se abre, é um mundo que muitos de nós nem sequer sabemos que existe. É um mundo de beleza, felicidade, amor, realização, sensualidade, e o prazer mais edificante. É como se abrisse uma porta para um universo diferente dentro de si e entre si e a sua amada que é simplesmente paradisíaco.

Uma vez que Eros é uma energia libertadora, que nos transporta para a mais universal das energias, liga-nos aos aspectos mais elevados da realidade. Põe-nos em contacto com o mais sublime, o mais elevado e o mais puro. É por isso que os tântricos não rejeitam a energia erótica no caminho espiritual, mas em vez disso enfatizam o seu grande valor. Eles evitam - como todos os outros caminhos espirituais e religiões - a energia sexual, uma vez que ela apenas amplificaria o ego. Por outro lado, o Puro Eros desperta a alma e ao aumentar a nossa ressonância com esta energia pode criar uma divindade dentro de nós.

O início disto é a compreensão de que se pode simplesmente ser quem se é e quem se pretende que seja. Sente-se profundamente, a sua essência e o seu ser natural sai. É o sentimento libertador de que podemos finalmente ser nós próprios, sem colocar máscaras ou jogar jogos, mas apenas ser. Ajuda-te a sentir muito puro, transcendendo o teu ego, ligando-te ao teu coração, à tua alma, à tua essência, e à tua amada, vendo a sua essência, vendo algo muito sublime, mesmo arquetípico ou perfeito. Eros une-te, une-te a ti mesmo, ao teu núcleo, à tua amada e mesmo a tudo o que existe e a fonte de tudo isso: Deus, o universo ou o Absoluto.

 

Massagem Tântrica: o lugar perfeito para sentir o Puro Eros

 

Como todos os caminhos espirituais, o Tantra é um caminho de evolução, que visa alcançar a perfeição e a fonte da qual todos nós viemos. Por esta razão, é essencial aprender esta diferença e cultivar puramente a energia erótica, que nos pode acelerar neste caminho em direcção ao divino.

A fim de cultivar esta energia dentro de nós, precisamos primeiro de aprender claramente a sentir a diferença, no nosso toque, pensamentos, desejos, atitudes e comportamento. Isto conta tanto para aquele que faz uma massagem como para aquele que recebe. Quando a sua mente está meramente focada nos aspectos físicos, no atrito, no prazer, nos desejos e em obter uma experiência específica ou quando se sente frustrado quando isso não acontece da forma que deseja, é apanhado na energia sexual, levando-o naturalmente para baixo. Enquanto que quando sente o seu coração a abrir, sente sensações mais refinadas, sente-se livre, sem um objectivo, presente aqui e agora, desfrutando do que é, uma ligação profunda com os outros e desejos, aspirações e inspirações mais sublimes que despertam, está na corrente erótica, elevando-o naturalmente.

Quando está concentrado em obter simplesmente o prazer que deseja desesperadamente, dá-se por si na escada rolante sexual que o leva para baixo. Enquanto, quando de alguma forma se permite ser cada vez mais induzido com os sentimentos e estados eróticos, ele cresce e amplifica-se dentro de si até ficar repentinamente sobrecarregado e poder mesmo experimentar orgasmos de forma surpreendente e nunca antes esperada.

Na Lila, esperamos acender tudo com o fogo transformador que a experiência do puro Eros traz, e a sabedoria iluminadora que surge do conhecimento da diferença entre o doce sabor do eros e a sensação azeda do sexo. Através da nossa genuína massagem tântrica queremos oferecer-vos um sabor deste paraíso hoje escondido na terra que vos espera para ser descoberto.