A Arte da Aromaterapia

Quem nunca experimentou a magia de um campo de jasmim sabe realmente o que é um perfume?
(Adaptação de Jean Paul Guerlain)


Já ouviu falar em aromaterapia? No poder dos óleos essenciais? Na Lila, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre estes poderosos auxiliares de bem-estar.


Os perfumes mágicos


Para a maioria das pessoas, a palavra “aromaterapia” remete-lhes para um spa, para um espaço de relaxamento, de tranquilidade, onde o cheiro encanta e relaxa a alma. Os óleos essenciais naturais têm essa capacidade, de nos fazer sentir bem.


Através da sua inalação, é criada uma estimulação das células nervosas olfativas que, por sua vez, ajuda em processos de cura a nível emocional, fisiológico e psíquico. São um meio extraordinário para aliviar e melhorar a saúde, assim como trazer estados de paz e harmonia.


Aromaterapia – uma terapia holística


Antigamente, o perfume natural das plantas era extremamente valorizado: pelo seu aroma, pelas suas virtudes terapêuticas e em termos estéticos (utilizado para perfumes de senhora). Com o desenvolvimento da aromaterapia, os óleos essenciais tornaram-se cada vez mais populares nas últimas décadas sendo que hoje em dia é uma terapia holística com bastante sucesso.


Esta terapia holística consiste em tratamentos baseados no efeito que certos aromas de plantas podem provocar na pessoa em questão. São geralmente aplicados de forma específica de acordo com o problema da pessoa, tanto aplicados diretamente na pele, como inalados.

 


Os óleos essenciais


Os óleos essenciais naturais são extratos concentrados que derivam diretamente das plantas. Tais óleos são obtidos por processos de extração por solvente, destilação ou pressurização. Como a concentração do óleo é bastante elevada, na maior parte das vezes eles são diluídos com água, de forma a serem utilizados mais facilmente.


Podem ser extraídos das sementes das plantas (como o óleo essencial de amêndoa), da madeira (como o óleo essencial de rosa), das bagas (como o óleo essencial de zimbro), da casca (como o óleo essencial de canela), das folhas (como o óleo essencial de eucalipto), da raiz (como o óleo essencial de gengibre) ou mesmo das flores da planta (como o óleo essencial de lavanda).

 


Efeitos benéficos


Os óleos essenciais naturais são também considerados antibióticos; ajudam em bloqueios emocionais, em alquimizar emoções negativas, equilibram-nos energeticamente e emocionalmente, aumentam a imunidade, ajudam na concentração e no stress.


Com tantos motivos, o que é preciso mais para se render à aromaterapia do Centro de Massagens Lila?